Em Brasília, ADUFMS-Sindical reivindica melhorias para o magistério superior


O presidente da ADUFMS-Sindical, professor Paulo Roberto Haidamus de Oliveira Bastos esteve nesta semana em Brasília para reivindicar, juntamente com os presidentes de outras associações de docentes de instituições federais de ensino superior, melhorias nas carreiras do magistério superior e do ensino básico, técnico e tecnológico. Reuniões no Proifes, o Fórum Nacional dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior, e visita aos parlamentares no Congresso Nacional, estiveram na agenda do presidente da ADUFMS-Sindical.


Na terça-feira, dia 25, os diretores de várias associações e sindicatos de docentes de universidades federais que formam o Proifes, reuniram-se para tratar da regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da oficina sobre reestruturação da carreira com o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) – não realizada no dia 13 de outubro – a criação da

Empresa

Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), bem como articulações no âmbito regional, e ações pós-consulta eletrônica sobre os temas do VII Encontro do Proifes.


Na quarta-feira, os dirigentes das ADs, representando docentes da ativa e aposentados, estiveram na Câmara dos Deputados para conversar com relatores de projetos em tramitação que prejudicam os servidores Federais de Ensino Superior.


O PL 2203/2011, por exemplo, foi encaminhado pelo Governo ao Congresso para efetivar os acordos de reestruturação das Carreiras assinados entre as entidades representativas dos servidores públicos federais e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em agosto deste ano.


O Proifes solicitou aos parlamentares a imediata aprovação do texto no que se refere a incorporação das Gratificações e o reajuste acordado de 4%, após as incorporações, em março de 2012. Entretanto, pediu que seja corrigido o erro, admitido pelo MPOG, no reajuste das tabelas 21 e 23 em apenas 3% em vez de 4%, como negociado no termo de acordo nº 4/2011. O Proifes quer ainda a supressão completa da Seção XXIV, que muda a forma de cálculo dos adicionais de insalubridade e periculosidade, mudando o Art. 68 da Lei 8.112/90 (RJU).


Os professores, acompanhados do assessor do parlamentar do Proifes, Vilmar Locatelli, ainda visitaram as Comissões de Educação e de Trabalho, Administração e Serviço Público (CTASP), além dos gabinetes dos deputados que compõe estas Comissões.