Sindicato negocia com Unimed e consegue reajuste mais baixos de planos de saúde conveniados

A diretoria da

ADUFMS-Sindicato

, da mesma forma que em 2014, conseguiu negociar com Unimed Campo Grande percentuais menores de reajuste nos planos de saúde enfermaria e apartamento. Já em vigor, o novo valor da mensalidade da versão enfermaria foi majorado em 13%. O plano apartamento terá acréscimo de 9% a partir de dezembro deste ano.

Na modalidade enfermaria, a proposta inicial encaminhada pela Unimed Campo Grande era de 32,49% para a renovação do contrato, com o valor mínimo de reajuste fixado pela direção da operadora em 25,37%.

A direção da

ADUFMS

recusou o percentual e alegou a impossibilidade de manter o contrato com o reajuste proposto pela Unimed, encaminhando a contraproposta de 9,8%, tendo como parâmetro a inflação anual prevista por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Em resposta, a Unimed reduziu o percentual antes apresentando à direção do Sindicato para 19%, sob a alegação de que os preços vigentes no plano são extremamente especiais, além de serem fiscalizados pelo Conselho Fiscal da operadora e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e estarem abaixo dos contratos participativos em âmbito municipal. Porém, com as justificativas apresentadas pela diretoria da

ADUFMS-Sindicato

, o reajuste da modalidade enfermaria foi fixado em 13%.

A mensalidade do convênio ADUFMS-Sindicato-Unimed Campo Grande, referente ao mês de novembro, foi debitada sem reajuste na conta dos/as sindicalizados/as que fazem parte do plano enfermaria. Isso ocorreu porque a negociação para elevar o custo do benefício que permite acomodações coletivas em hospitais e clínicas ainda não tinha sido concluída.

Como agora o Sindicato já concluiu a negociação do plano enfermaria, a diferença referente ao ajuste na mensalidade, neste mês, foi debitada no dia 11 de novembro, complementando o novo valor contratual.  A partir de dezembro, o novo valor da mensalidade será debitado integralmente.

O presidente da

ADUFMS-Sindicato

, professor José Carlos da Silva, esteve à frente dos entendimentos com a Unimed. O sindicalista apontou avanços em torno do índice que ficou próximo da inflação oficial.


Plano apartamento

– A direção da

ADUFMS-Sindicato

também não aceitou a proposta inicial de reajuste do plano apartamento. Após negociação com a Unimed Campo Grande, conseguiu reduzir a majoração da modalidade apartamento de 13,72% para 9%.



Assessoria de Imprensa da ADUFMS-Sindicato