ADUFMS Sindicato apoia realização de evento em homenagem ao Dia do Aposentado


marcos falando


A ADUFMS-Sindicato apoiou a realização do café da manhã oferecido aos aposentados na sede da ASSUFMS. O evento foi realizado no dia 22 de janeiro, deste ano, conjuntamente com o SISTA-MS, Sicredi e ASSUFMS e contou com a participação dos diretores da ADUFMS –Sindicato, Marco Aurélio Stefanes, Mariúza de Camillo e Antonio Lino.
A confraternização reuniu professores e técnicos administrativos aposentados para relembrar os velhos tempos da ativa e conversar sobre o atual momento pela qual os aposentados no serviço público e também a atual situação da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Em saudação aos participantes, Marcos Stefanes falou sobre a importância da terceira idade para o país, dos ataques as aposentadorias, e que a sociedade brasileira precisa olhar com mais atenção para este público, com a abertura de novos espaços de lazer e de inclusão dos mesmos na sociedade.



IMG_8559


Café reuniu técnicos e professores aposentados

Uma das principais reivindicações do segmento é a equiparação salarial entre ativos e aposentados, proposta que vem encontrando resistência entre os últimos governos, sob a alegação do déficit da Previdência. O benefício caiu força da da emenda 41 de dezembro de 2003.
Na greve do ano passado, a categoria conquistou a mudança de regra na contagem de pontos da gratificação para fins de aposentadoria. Ela garante que o servidor que decida se aposentar, e aqueles que já se aposentaram a partir de 2004, levem para a aposentadoria a média dos pontos das gratificações recebidas nos últimos cinco anos em atividade. Dessa forma, um servidor, por exemplo, que recebeu 100 pontos nos últimos cinco anos em que trabalhou terá direito a levar o valor integral de sua gratificação para a aposentadoria. No acordo, essa regra será feita em três etapas a partir de 2017, sendo concluída em 2019.