Após cobrança da Adufms, Reitoria recebe Diretoria para discutir edital de docência voluntária

Presidenta da Adufms destaca preocupações e propõe alterações no texto

Representantes da Adufms e da Reitoria da UFMS se encontraram em uma reunião na semana passada, para discutir aspectos cruciais relacionados ao edital para contratação de professores voluntários.

Representando a Adufms estiveram presentes a presidenta da seção sindical, Mariuza Guimarães; a secretária-geral, Adriana Posso; a tesoureira, Sheila Guimarães; e o ex-presidente e membro da direção colegiada atual, Marco Aurélio Stefanes. Enquanto representantes da Universidade, participaram o reitor da UFMS, Marcelo Turine; o pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon; a pró-reitora de Planejamento e Gestão, Dulce Maria Tristão; e a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Gislene Walter.

Mariuza Guimarães expressou preocupações sobre a possibilidade de institucionalização desses profissionais, alertando para os riscos de precarização na relação de trabalho. “Fizemos algumas ponderações, inclusive sobre a necessidade da alteração dos critérios, dentre eles a não responsabilidade desse professor voluntário por uma disciplina, mas por partes dela”, afirma.

Durante a reunião, foram feitos questionamentos à Reitoria, especialmente em relação ao edital, que formaliza a presença de profissionais voluntários. Mariuza ressaltou a importância de ajustes nos critérios, como a aplicação dessa condição  apenas em casos específicos, como quando não há profissionais com dada especialidade, mas sempre trabalhando em conjunto com um docente efetivo.

A presidenta da Adufms expressou sua preocupação com a possibilidade de criar uma cultura que desestimule o preenchimento de vagas com profissionais concursados, utilizando professores voluntários como alternativa.

Diante das preocupações levadas pelo sindicato, o reitor Marcelo Turine apresentou a intenção de responder por escrito a todas as questões levantadas durante a reunião, incluindo o encaminhamento formal de uma lista de professores voluntários com contrato vigente na UFMS.

De acordo com o reitor, o edital foi aberto para regulamentar uma política que já existia, sobre a qual não havia controle formal, para o qual foi aprovada normativa em 2017 e posteriormente em 2022.

A presidenta anunciou que a seção sindical apresentará propostas de alteração na norma vigente, com o objetivo de reforçar que a presença de professores voluntários seja  exceção e não a regra. Destacou ainda a preferência por profissionais em estágio doutoral, pós-doutoral, ou com foco na formação de docentes.

O diálogo da Adufms com a Reitoria continua, visando encontrar soluções que garantam a docência por meio de professores concursados é que a contratação de professores voluntários se constitua  apenas como excepcionalidade, preservando a qualidade do ensino,  característica fundamental das universidades públicas.

Texto: Norberto Liberator (AsCom Adufms)