Atropelamento da democracia se repete na UFMS

Estudantes fixam cartaz na mesa do diretor nomeado da Famed 
 Foto: Gerson Jara/ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional

⇛MAIS UMA VEZ a democracia interna conquistada historicamente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi violada pelo atual reitor Marcelo Augusto Santos Turine, que continua desrespeitando a vontade da comunidade universitária pelo poder da caneta.

Mesmo com tradição de reitores liberais nomeados pelo Ministério da Educação (MEC), a exceção do ex-reitor Manoel Catarino Paes, quase todos as/os docentes que comandaram a instituição respeitaram as consultas realizadas para escolha de dirigentes da UFMS. 

Descontentes com a nomeação do professor Marcelo Luiz Brandão Vilela para direção da Faculdade de Medicina (Famed), estudantes do curso organizaram protesto na quarta-feira (27-11), em frente ao prédio das pró-reitorias. Em seguida saíram em passeata gritando palavras de ordem contra a indicação feita pelo reitor, em defesa da democracia interna e questionando a ausência do docente escolhido da rotina acadêmica. O protesto seguiu até a sala do nomeado, que já não estava mais no local.

Com base na consulta realizada na Famed o ex-diretor, médico Wilson Ayach conseguiu maior coeficiente de voto entre os candidatos. Obteve 47 votos dos docentes, contra apenas 12 votos destinados a Vilela. Das/os técnicas administrativas/os, Ayach conseguiu 12 votos contra cinco de Vilela. No segmento das/os estudantes o desempenho se repetiu com Ayach recebendo 227 votos e Vilela 22. O nomeado por Turine ocupou o cargo de Secretário Municipal de Saúde de Campo Grande.

No cômputo geral, aplicado o coeficiente proporcional, Wilson Ayach teve 45% dos votos e o concorrente apenas 12%. Para compor a lista tríplice foi incluído o nome de Débora Marchetti Chaves Thomaz, do Conselho da Famed. O resultado deixou nítida a opção de comando desejada pelos três segmentos.

Esta é a quarta vez em que a atual administração emprega o despotismo para não nomear docentes que se opõem ao modelo de universidade-empresa. Na Faculdade de Educação (Faed), o nome do professor Antônio Carlos do Nascimento Osório também foi preterido da indicação, mesmo sendo o mais votado. Em Coxim, após nomear um nome menos votado da lista, o reitor reviu a decisão e nomeou a candidata mais votada. Em Chapadão do Sul o menos votado, escolhido pela reitoria, renunciou à indicação em favor do candidato mais votado.

O candidato Wilson Ayach publicou carta aberta comentando a decisão da administração da UFMS.

Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional