01 jan, 1970 Adufms
19-05-2020
Imagem reproduzida do facebook do Capsi
“Reitoria vem pintando, por meio das redes sociais, cenário lindo e efetivo, completamente oposto ao qual estamos vivendo”
⇶ MAIS UM SEGMENTO da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) engrossa a lista de pedido para que o Calendário Acadêmico seja suspenso, incluindo atividades a distância. Em carta aberta à reitoria, a docentes e a estudantes, o Centro Acadêmico de Psicologia (Capsi), gestão XV de Maio (União e Resistência), do Câmpus de Paranaíba (CPAR), manifestou sua discordância com os procedimentos adotados pela administração central da UFMS em relação à pandemia do novo coronavírus.
O Capsi criticou a postura da reitoria e se posicionou contra a Resolução 37/2020 “que aprova o Plano de Biossegurança na UFMS, com as medidas de retorno às atividades ditas ‘imprescindíveis’ impostas de acordo com a necessidade de cada campus. Temos certeza de que essas medidas não poderão, num período breve, ser postas em prática pela curva de ascendência que a infecção pelo vírus mostrou em nosso país”. A medida foi classificada como imposição.
Na carta, a entidade estudantil lista os porquês de sua contrariedade em relação à postura unilateral da direção principal da UFMS.
As atividades remotas fazem parte do rol de descontentamento das e dos estudantes de Psicologia do câmpus da região nordeste de Mato Grosso do Sul. As acadêmicas e os acadêmicos apontam o que consideram um falso ensino a distância. “Conhecemos o objetivo da reitoria com essas medidas, a qual pretende dar continuidade ao pseudo-EaD em todos os campi e níveis de ensino da UFMS.”
A entidade é claramente contrária a procedimentos didático-pedagógicos remotos decretados monocraticamente à comunidade acadêmica. “Desde o início da adoção do Ensino Remoto Emergencial e Tecnologia de Informação e Comunicação, como modo de suprir a falta das aulas presenciais, nos posicionamos contrários à medida por fatores” como:
O movimento estudantil do Curso de Psicologia em Paranaíba explica que a direção da UFMS tem mostrado a situação em cores suaves que não condizem com a realidade. “A reitoria vem pintando, por meio das redes sociais, um cenário lindo e efetivo, completamente oposto ao qual estamos vivendo”, destaca o CA na carta.
Além da suspensão completa do Calendário Acadêmico, as/os estudantes pedem que sejam mantidos os auxílios e bolsas para alunas/os com dificuldade financeira.
O CA propõe uma aliança que abranja todos os setores da comunidade universitária. “Mesmo com as inúmeras dificuldades e controvérsias advindas da organização sindical (e na UFMS em específico), ressaltamos ser de extrema importância a representação sindical nos campi, para além dos filiados que reconhecemos já existirem.”
A direção do Centro Acadêmico defende atuação mais consistente do Diretório Central das e dos Estudantes para enfrentar as consequências da pandemia no âmbito da Universidade, mesmo diante dos obstáculos, argumentando que “vemos uma completa inação e desorganização por parte do DCE-UFMS. Sabemos das dificuldades de organização permanente do movimento estudantil, que se esvazia em algumas ocasiões, nos desanimando e enfraquecendo enquanto estudantes que se colocam na frente, organizando e puxando os demais”.
Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional
Compartilhe: