Plano Distrital de Educação é tema de audiência pública em Brasília

O Plano Distrital de Educação (PDE) foi apresentado e debatido na Comissão Geral promovida pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, na última quinta-feira (24). Presidida pelo deputado Wasny de Roure (PT-DF), a sessão reuniu professores, pais de alunos, alunos, comunidade em geral e entidades ligadas à educação. O PROIFES-Federação foi representado pelo professor Remi Castioni (UnB).

A audiência foi aberta com o pronunciamento de Clerton Oliveira Evaristo, coordenador do Fórum Distrital de Educação, grupo aberto que promove discussões para melhoria continua do plano. “Hoje é o dia da entrega simbólica do texto ao deputado Roure. Porém, ainda não é o documento final. Estamos em processo intenso de discussão do plano com a sociedade”, pontuou.

O discurso do professor Remi frisou a importância histórica do PDE. “O Distrito Federal é o único território do Brasil que, após a Constituição de 1988, ainda não implantou um plano para a educação. Estamos mudando essa realidade”, disse.

O diretor do PROIFES lembrou ainda que, atualmente, 86% das vagas universitárias do DF são do setor privado. A média nacional é de 75%. “Para resolver essa situação, o PDE, até 2024, prevê a criação de 20 mil matrículas no ensino superior público”, afirmou.



Conferência Distrital de Educação

No início de maio serão realizados encontros regionais para eleição dos delegados (gestores, professores, profissionais de carreira e de assistência, pais e alunos) que irão debater e votar o PDE na Conferência Distrital de Educação.

As reuniões da educação básica irão acontecer nos dias 06 e 07 em 14 localidades: Planaltina, Sobradinho, Paranoá, São Sebastião, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Guará, Plano Piloto, Ceilândia, Brazlândia, Taguatinga, Samabaia, Recanto das Emas e Gama.

Já no dia 08, na sede do Sinproep, será a vez dos delegados do ensino superior e profissionalizante. O PROIFES (representado pelo professor Remi) e a UNE (União Nacional dos Estudantes) estarão presentes.

A Conferência Distrital de Educação será realizada nos dias 15 e 16.



Plano

O texto base do PDE tem 21 metas que visam melhorar a educação no Distrito Federal nos próximos 10 anos. Entre as principais bandeiras estão a educação infantil e o aumento em 100% dos recursos destinados ao setor.

A comissão técnica do plano é composta por membros da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), do PROIFES-Federação, do Forum EJA, do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (SAEP-DF), do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (SINPRO-DF), da Associação de pais e alunos das instituições de ensino do DF (Aspa), do Sindicato dos Professores em Estabelecimento Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinproep), do Instituto Federal de Brasília (IFB) e do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (SINEPE/DF).


PROIFES-Federação