Setor de Farmácia nos hospitais universitários federais ficará na área Assistencial

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) alterará o organograma dos hospitais universitários federais sob sua gestão, no setor de farmácia. Antes dividido nas áreas Assistencial, no segmentos de dispensação e farmácia clínica, e Administrativa, na parte do abastecimento, a partir de agora ficará integralmente na área de Assistência à Saúde. A mudança atende à solicitação do Conselho Federal de Farmácia (CFF), baseada em nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo o diretor de Gestão de Contratos e Atenção à Saúde da Ebserh, Celso Fernando de Araújo, a mudança acontece após discussões com o CFF, MS e comunidade acadêmica. “A Ebserh entendeu que a divisão do setor de Farmácia contrapunha o que era ensinado nas universidades e fragmentava o cuidado farmacêutico. Para que ensino e prática não ficassem dissociados, a empresa optou por colocar a Farmácia Hospitalar totalmente na área Assistencial”, explicou o diretor.

Para o assessor do CFF, Tarcísio José Palhano, os setores de farmácia não podem ficar separados. “Embora as atividades sejam diferentes, o fim é o mesmo. Então, não se pode pensar em uma unidade de farmácia clínica em que o profissional desenvolva ações clínicas absolutamente dissociado do setor de dispensação, do setor de abastecimento, porque essas coisas se completam”, observou. O representante do Conselho diz ainda que o CFF continuará lutando por melhorias para a classe dentro do organograma dos hospitais universitários federais.


Ebserh


Empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Atualmente, possui contrato de parceria com 19 das 63 universidades federais existentes no país. Das universidades que mantém contrato com a empresa, 89% possuem graduação em Farmácia.


Ebserh