Nota de pesar pelo falecimento de Amarílio Ferreira Jr.

É com profundo pesar que a Adufms recebe a triste notícia do falecimento do Professor Dr. Amarílio Ferreira Júnior, ex-dirigente desta entidade, ocorrido nesta quinta-feira, dia 4 de abril de 2024.

Amarílio Ferreira Júnior deixou um legado imensurável não apenas na comunidade acadêmica, mas também na sociedade como um todo. Sua trajetória como professor titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) foi marcada por um profundo compromisso com o ensino, a pesquisa e a defesa incansável da educação pública, laica, gratuita e de qualidade.

Doutor em História Social pela USP, Amarílio estudou pós-doutorado em História da Educação no na Universidade de Londres, com uma bolsa concedida pela Fapesp. Seu vínculo como professor visitante no Centro Internacional de Pesquisa Histórica da instituição britânica reflete sua busca incessante pelo aprimoramento acadêmico e pela ampliação de horizontes na pesquisa.

Seu trabalho incansável nas temáticas de História da Educação, abordando desde a educação jesuítica colonial até as políticas educacionais da ditadura militar, o movimento sindical dos professores da escola pública e a educação soviética (autor do livro “A Educação Soviética”, junto a Marisa Bittar), demonstra sua versatilidade e sua dedicação à compreensão dos desafios e das possibilidades da educação em diferentes contextos históricos e sociais.

Como bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, Amarílio contribuiu significativamente para o avanço do conhecimento nas áreas de História, Filosofia e Sociologia da Educação.

Além de suas contribuições acadêmicas, Amarílio Ferreira Júnior se destacou como um defensor incansável da universidade pública e de sua missão social, sempre pautado pela defesa da educação laica e socialmente referenciada. Sua voz firme e comprometida ecoará nos corredores das universidades e nos espaços de debate educacional, inspirando gerações presentes e futuras de educadores e pesquisadores.

Neste momento de dor e saudade, a Adufms se solidariza com familiares, amigos, colegas e alunos do Professor Amarílio Ferreira Júnior, e reforça seus mais sinceros sentimentos de pesar. Que seu exemplo de dedicação à educação e de luta por uma sociedade mais justa e igualitária permaneça continue a inspirar nossas ações em prol de uma educação verdadeiramente transformadora.