Comunidade negra de Furnas dos Baianos comemora 71 anos de História

A comunidade rural negra quilombola de Furnas dos Baianos comemorou, no último sábado (09/12), os 71 anos da chegada das primeiras famílias baianas ao local. O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aquidauana e contou com a presença do secretário da pasta, Youssef Saliba; do espaço Corpo Dourado; da Adufms e do Andes-SN.

A festividade ocorreu na Chácara Genipapo, cedida por familiares do Senhor Leonidio Bento Ferreira (in memoriam), ancião quilombola que viveu na comunidade. A tenda, cedida pela Secretaria de Cultura, foi montada embaixo do antigo pé de tarumã, local de realização de vários outros eventos da comunidade negra. 


A celebração foi marcada por apresentações cênicas que buscam evidenciar o protagonismo da identidade cultural negra no processo de construção territorial do município de Aquidauana e do estado do Mato Grosso do Sul.  A primeira apresentação demonstrou a chegada das primeiras famílias provenientes da Bahia e o agradecimento a Santa Luzia por encontrarem um lugar de beleza cênica, após passarem por dificuldades no decorrer da viagem. A outra apresentação evidenciou a fabricação da farinha de mandioca, produto considerado, até os dias atuais, como principal fonte de renda da comunidade.

Também ocorreu a exposição de fotografias “Furnas dos Baianos 71 anos de história”, elaborada pela professora Dr.ª Ana Paula Archanjo, da UFMS; e pela professora quilombola Flávia da Silva Ferreira, que atua na rede municipal de Aquidauana.

A exposição busca resgatar as memórias das famílias baianas que ainda hoje residem nesse local, bem como de seus descendentes que se encontram em Aquidauana e em outros locais do estado. A mostra fotográfica tem o objetivo de percorrer as escolas do município de Aquidauana para apresentar essa comunidade quilombola aos estudantes que ainda não a conhecem, e foi dividida em quatro partes: Os pioneiros de Furnas dos Baianos – 1952; O cotidiano – modos de viver; As pessoas que fizeram e fazem parte dessa história e A Cultura eternizada. 

Além disso, foram homenageadas simbolicamente todas as famílias pioneiras quilombolas, representadas por:  Serafim Gomes da Silva e Julia Correia dos Santos; Joaquim Correia  dos Santos e Federalina Correia dos Santos; Miguel Correia dos Santos e Maria Carapia dos Santos; Josefa Tertuliano Ferreira; Gregório Bento Ferreira; João Bento Ferreira e Ambrosina de Assis Ferreira; Francisco Correia  dos Santos e Antônia Correia dos  Santos; Henrique Dias da Silva e Maria Inês Dias da Silva; João Correia dos Santos e Cornélia Santos Correia; Cemiona Maria De Jesus; Leônidio Bento Ferreira e Maria Silva Ferreira; Vitor Gomes da Silva e  Valeriana da Silva Barbosa; Wlises Oliveira Silva e Vitalina Silva Souza; Teodoro Bento Ferreira e Ozania Almeida Ferreira.


A celebração também contou com a tradicional musicalidade, com destaque para o famoso samba de roda baiano, tradicionalmente cantado e dançado pelos quilombolas. Houve presença do ilustre Senhor Miguel, um dos grandes pandeiristas das rodas de samba que aconteciam no passado. O baile dançante aconteceu ao som do grupo musical “Nosso Balanço”.

As famílias negras da comunidade quilombola de Furnas dos Baianos vêm retomando suas atividades culturais e os descendentes dos pioneiros se encontram com toda disposição para recuperar as festas tradicionais realizadas pelos seus parentes no passado.


Comentários

3 respostas para “Comunidade negra de Furnas dos Baianos comemora 71 anos de História”

  1. Avatar de Elenilde Santos da Silva
    Elenilde Santos da Silva

    Furnas dos Baianos
    Nossa família é nossa história. Quantas memórias foram compartilhadas ao longo dos 71 anos da chegada em Furnas dos Baianos. Foi muita emoção

  2. Avatar de Flávia Ferreira
    Flávia Ferreira

    Linda matéria, obrigada por evidenciar esse momento que foi tão importante para a Família Quilombola Furnas dos Baianos.
    71 anos de história.

    1. Avatar de Zeane Rodrigues da Silva
      Zeane Rodrigues da Silva

      Que matéria linda .a iniciativa deste evento foi .ótimo para reencontros dos familiares .dos mais velhos com os jovens ,para conhecerem um pouquinho mais da nossa história ..foi muito bom comemorar 71 anos .que possamos comemorar sempre ….para os que não poderam.estar presente neste dia por algum motivo .possa estar nas próximas por vir .estão de parabéns meninas que ficaram a frente .para tudo sair perfeito e saiu e todos familiar que juntos coloboraram..